Gestão operacional básica – Cargos & Funções

23 nov 2017

Quem quiser estruturar ou reestruturar uma empresa precisará começar pela descrição de Cargos e Funções. Ou seja, a base do que se espera dos colaboradores é o 1º passo à empresa que realmente pretende ser eficiente e eficaz!

O 2º passo é reconhecer o bê-á-bá de uma gestão operacional: “o Líder eficaz é o Grande Responsável pelo sucesso e o inverso é verdadeiro”. Esse reconhecimento leva ao 3º passo, o entendimento das funções intrínsecas em cada Cargo, em nível das competências técnicas e comportamentais necessárias ao pleno desempenho profissional.

Como o Cargo “Gerente Operacional” é um cargo a ser ocupado por um Executivo preparado, que já deve possuir conhecimentos prévios, instintos e criatividade escritos e/ou inscritos em sua essência, eu não ousaria listar nada.

Vital é previamente entender que “Coordenador não é Supervisor e Supervisor não é Assistente”. Nesse Artigo só tratarei dos Descritivos de Cargos e Funções operacionais básicas, objetivando clarificar esse Tema. Futuramente falarei sobre fluxos, rotinas de trabalho padronizadas, funcionários sobrecarregados, potencialização dos recursos…

> DESCRITIVO DE CARGO DO COORDENADOR OPERACIONAL

Atuar como o “Supervisor dos supervisores”, como um “Maestro que Rege sua Orquestra”, para fazer com que seus liderados diretos cumpram as responsabilidades do Cargo de Supervisor e executem todas as funções nele descritas.

>>> FUNÇÕES DESSE CARGO

01- Garantir que as diretrizes táticas da empresa sejam inteligíveis a todos os escalões subordinados e fazer cumprir os objetivos estratégicos da corporação, a cada momento, embasado nos conceitos de Missão, Visão e Valores.

02- Criar ações táticas e motivacionais; corrigir os supervisores, se e quando necessário, com foco no desempenho e bem estar da equipe; propor, à alta direção, melhorias e correções estratégicas das falhas detectadas no Front.

03- Monitorar os resultados inconstantes da equipe, com a constante intenção de “melhorar o todo para todos”.

04- Planejar atividades de Endomarketing para a humanização dos processos, dando e cobrando feedbacks das ações.

05- Premiar liderados publicamente, tanto de forma material, quanto de forma psicológica, comedidamente para não banalizar. Participar presencialmente das Ações para todos prestigiar, quando promovidas pelos supervisores.

06- Cobrar diretamente a disciplina e a conduta profissional dos supervisores; fazer com que eles cobrem disciplina e conduta profissional dos seus Produtores.

07- Planejar e dar oportunos feedbacks táticos e estratégicos a equipe inteira, em nível de “Comunicação Pública”.

08- Sempre interagir com todas as áreas de Apoio Operacional e, ocasionalmente, com a direção da empresa.

09- Ter e manter ambientes propícios, dar oportunidades e todo o tempo necessário a quem merece, com o objetivo de selecionar suas equipes e descobrir novos talentos para poder formar futuros multiplicadores / replicadores.

10- Identificar falhas e faltas de todos os tipos, necessidades de manutenção, reposição, melhorias e fazer solucionar.

> DESCRITIVO DE CARGO DO SUPERVISOR OPERACIONAL

Atuar como o “Encarregado direto da Equipe”, aquele Profissional que sabe tudo de todos, para fazer com que seus liderados diretos cumpram as responsabilidades do Cargo de Produtor e executem todas as funções nele descritas.

>>> FUNÇÕES DESSE CARGO

01- Monitorar seus liderados, um-a-um e sempre, com o objetivo de “construir Profissionais” e corrigir situações, pessoas e rumos da Equipe.

02- Interagir, momento-a-momento, sempre que monitorar um desvio ou perda de motivação do Produtor. Mas, antes de interagir, fazer um diagnóstico individual para colher os dados suficientes a uma prescrição precisa.

03- Observar constantemente, com a sua super-visão, para poder manter a disciplina e a conduta profissional da equipe; dar feedbacks táticos e estratégicos, individuais e/ou coletivos, quando houver pertinência e necessidade.

04- Elogiar publicamente (premiação psicológica), com parcimônia para não banalizar a Ação, quem fez ou criou algo que mereça destaque, tanto para difundir o fato, quanto para “prestigiar publicamente o Autor da proeza”.

05- ter como Missão: construir Profissionais, motivar liderados, salvar empregos, viabilizar Campanhas e elevar o ganho de todos da empresa que os emprega.

> DESCRITIVO DE CARGO DO PRODUTOR (OPERADOR)

O elemento-chave de uma Ação, por atuar como o “Profissional do Front” que cumpre as responsabilidades do Cargo, cada vez que executa a produtiva e importante função de atender as necessidades do seu público-alvo.

>>> FUNÇÕES DESSE CARGO

01- Ter previamente integrado em si o conhecimento necessário para obter a segurança de saber o que e como falar.

02- Desenvolver, treinamento-a-treinamento, contato-a-contato, o único sentido que usa quando opera – a Audição – para poder de fato ouvir o que cada Ser Humano quer ou pretende querer ter naquele momento.

03- Buscar obter um “Estado de Concentração”, no início de cada jornada, para se capacitar a Atender Bem.

04- Manter sua motivação ou interagir com o Supervisor para procurar ajuda, sempre que não estiver motivado.

05- Ter conduta exemplar, com o objetivo de ser um Profissional comprometido e amigável com todos da equipe.

Moracy das Dores é um Mercadólogo reconhecido pelo MEC, especialista em Marketing, Comunicação e Vendas. Atual Consultor de Marketing e Endomarketing da Trade Call Service. Escreveu e publicou dois livros: “Para sua vida melhorar, basta saber negociar” e “O Objetivista e a nova forma de ser e de estar no planeta Terra”.

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